Blog Vinhos Mendoza - Onde guardar o vinho?

Inserido em 15/10/2019

Não tenho adega em casa. A geladeira é um bom lugar?

   O vinho deve ficar em um local que a temperatura não oscile muito

Definitivamente, manter seus vinhos em uma adega climatizada é muito melhor do que guardá-los em algum lugar de sua casa em que não há controle de variação de temperatura e umidade. Mas, já que não possui adega, não pense que o melhor é ir direto para geladeira. A geladeira só é uma solução (temporária), se não houver outro ponto da casa resguardado do sol e de variações de temperatura muito drásticas.

Por que não a geladeira? Porque a temperatura, apesar de constante, é mais baixa que a ideal para armazenar vinhos e, além disso, sua faixa de umidade também é muito menor que o recomendado. Enquanto o melhor para um vinho seria algo em torno de 10ºC a 13ºC e 70% a 90% de umidade, a geladeira tende a ficar abaixo dos 5ºC e com menos de 30% de umidade. Outro problema é a vibração causada pelo “liga-desliga” do motor da geladeira. As vibrações também causam danos aos vinhos, assim como variações drásticas de temperatura. Ou seja, a geladeira só é uma boa opção se for para manter seu vinho por poucos dias.

Então, se não na geladeira, onde? Vamos fazer uma listinha de “exigências”. Primeiramente, o local deve ser escuro, pois raios UV ajudam a envelhecer o vinho. Portanto, luz direta nem pensar.

Depois, ache um canto onde a temperatura possa variar pouco. Segundo estudos, um dos maiores problemas no armazenamento de vinhos, mais que a exposição a temperaturas mais altas do que o recomendado, é a variação drástica. Em seguida, pense em um lugar em que não haja vibrações, pois, como já explicado, elas são tão ou mais danosas ao vinho quanto as variações de temperatura. Depois, o local deve ter boa ventilação e, possivelmente, boa umidade (nem seco, nem super úmido).

Onde achar um lugar assim em casa? Armários embutidos que não ficam de costas para paredes externas, ou, pelo menos, paredes que não tomam sol. Cozinha? Melhor não. A temperatura provavelmente vai variar e, além disso, cheiros e vibrações podem afetar a bebida. Para quem mora em casa com escada, o vão da escada pode ser uma alternativa. Não tem exatamente o local ideal? Coloque as garrafas em um canto protegido do sol dentro de uma caixa de isopor.

Comentários

Postagens Relacionadas

Usar um bom vinho na receita melhora o sabor da comida?

Inserido em 06/02/2020

Sendo assim, despejar um vinho ruim em um risoto definitivamente não é uma boa pedida, pois, além de nã...

Leia mais

A temperatura correta no decanter

Inserido em 30/10/2019

     Alguns decanteres atualmente possuem espaço para inserir gelo e manter a temperatura de serviço Separam...

Leia mais

Como comprar um vinho que você nunca provou?

Inserido em 03/10/2019

                Use as pontuações como referência, mas esteja atento às d...

Leia mais