Blog Vinhos Mendoza - Dicas para harmonização de queijo com vinho

Inserido em 08/07/2019

A combinação entre vinho e queijo é uma excelente opção para o inverno

Talvez uma das primeiras coisas que venha à nossa mente quando pensamos em reuniões de inverno com amigos sejam os tradicionais “queijos e vinhos”. O sucesso dessa fórmula reside mais na praticidade do que no casamento perfeito entre a dupla. Queijos costumam ser bastante gordurosos e, assim, afetam a percepção gustativa da bebida.

Então, cada tipo de queijo harmoniza com um tipo de vinho. E, ainda que a maioria das pessoas pense em consumir queijos com vinho tinto, a verdade é que os brancos são bem mais versáteis nesse caso. O ideal seria servir um vinho para cada queijo, mas, como nem sempre o ideal é possível, existem algumas dicas que podem ajudar.

Queijos azuis, como gorgonzola, roquefort e stilton: normalmente têm considerável teor de gordura e sabor picante, tornando-os boa companhia para vinhos que acompanhariam sobremesas, como brancos de Sauternes ou outro branco doce de bom equilíbrio acidez/doçura. Outra opção são os vinhos do Porto, principalmente LBV ou Vintage mais novos.

Queijos de massa mole e casca aveludada, como brie e camembert: por seu sabor rico e concentrado, casam melhor com vinhos brancos, de uvas Chardonnay ou Viognier. Se a preferência for por tintos, tente com Pinot Noir, Merlot ou Sangiovese.

Queijos semiduros como gouda, gruyère, emmental, maasdam: são opções que costumam agradar a todos. Vão bem com brancos encorpados, como Chardonnay ou brancos da Rioja. No tocante a tintos, os dois primeiros harmonizam bem com vinhos encorpados; os dois últimos, com tintos de médio corpo.

Parmesão e grana padano: duros e de consistência granulosa, harmonizam com vinhos fortificados, como Porto, ou tintos doces de colheita tardia. Não deixe de experimentar com Amarone.

Comentários

Postagens Relacionadas

Dicas de harmonização com Chablis

Inserido em 04/11/2019

"Cada estilo de Chablis tem uma harmonização perfeita" Chablis certamente é uma das mais famosas regi&otil...

Leia mais

Dicas de harmonização com Chablis

Inserido em 14/10/2019

     Cada estilo de Chablis tem uma harmonização perfeita Chablis certamente é uma das mais famosas r...

Leia mais

6 dicas de harmonizações infalíveis com vinhos clássicos

Inserido em 10/10/2019

As comidas melhor harmonizam com alguns rótulos célebres Nem sempre a combinação entre vinho e comida é...

Leia mais