Blog Vinhos Mendoza - Rabelo: o barco do vinho de Douro

Inserido em 22/06/2019

As embarcações eram responsáveis por transportar o vinho do Douro

Há documentos falando sobre os barcos rabelos – feitos para o transporte das pipas de vinho – desde o século X. Essas embarcações, de cerca de 20 metros de comprimento, foram concebidas especialmente para superar os desafios da navegação pelo Douro.

Antigamente, navegar pelo rio era considerado um perigo devido ao forte declive, às curvas apertadas, às rochas, aos ventos, às corredeiras etc. Os rabelos tinham um remo de popa, chamado espadela, e para a propulsão, usavam os remos na descida e uma vela para a subida.

Se não houvesse vento, o rabelo era puxado “à sirga”, ou seja, à mão, com cordas a partir das margens, ou por carros de boi. Havia anos em que mais de 3 mil barcos faziam o trajeto de subida e descida. Um detalhe importante: as pipas não eram enchidas por completo para que pudessem flutuar caso caíssem na água, já que os acidentes eram frequentes.

Comentários

Postagens Relacionadas

Gianfranco Soldera, a trajetória de sucesso do produtor do Brunello Di Montalcino

Inserido em 10/02/2020

A morte de Gianfranco Soldera, de um ataque cardíaco enquanto dirigia perto de seus vinhedos na Toscana, em fevereiro deste ano ...

Leia mais

O que é vinho de talha?

Inserido em 11/11/2019

Vinhos de talha são produzidos em Portugal desde o Império Romano. Receita “clássica” foi descrita em 1876 ...

Leia mais

Qual a história do primeiro vinho a ser produzido no Brasil?

Inserido em 29/10/2019

 O primeiro vinho brasileiro surgiu no século XVI O primeiro vinho produzido no Brasil foi em torno de 1550, pois foi em 1554...

Leia mais