Blog Vinhos Mendoza - Qual adega comprar para sua casa?

Inserido em 10/12/2018

Dicas para escolher a melhor adega para guardar os bem seus vinhos

Quando comecei a comprar vinhos que não tomaria de imediato, escolhi um armário no escritório de meu apartamento e passei a empilhar garrafas deitadas em um lugar escuro - como manda o figurino - para que a rolha estivesse sempre molhada e assim vedasse adequadamente as garrafas. Fora o malabarismo de ter que retirar as garrafas de cima da pilha e, ao mesmo tempo, segurar as do lado, para poder pegar o vinho desejado (e que sempre está numa das fileiras de baixo), repondo rapidamente a garrafa retirada para manter a estabilidade da pirâmide de vasilhas intacta - exercício que muitas vezes exigia a ajuda dos convidados do almoço (ou jantar) -, tudo ia muito bem durante a primavera.

Num determinado fim-de-semana, abri uma das garrafas para descobrir que não estava ideal, provei uma segunda e também não estava boa. O desespero se abateu sobre mim, terceira garrafa e ruim. O que teria acontecido? Na manhã seguinte, descobri que o sol matutino que entrava pela janela do escritório (que no verão iluminava uma parede), no inverno, dirigia-se diretamente à porta do armário de vinhos, uma verdadeira arma de destruição de vinhos em massa. Nesse momento, economizar na compra da adega climatizada para comprar mais e melhores vinhos materializou-se como uma das coisas mais estúpidas que poderia ter feito.

Todo verão tomo isso como uma lição para todos que almejam colecionar vinhos e esperar sua evolução: façam um curso de astrologia para compreender o movimento do sol em seus escritórios, ou comprem uma adega climatizada.

Vale a pena escolher bem sua adega

Tenha em mente que o valor de seus vinhos na adega é muitas vezes maior que o custo da adega. Frequentemente o preço de uma única garrafa é bem maior do que o da adega que o armazena.

No processo de escolha, algumas questões devem ser levadas em consideração. Em primeiro lugar, pense no tamanho, ou capacidade de garrafas que deseja armazenar. Tendemos a ser conservadores nesse item e, às vezes, sucumbimos a tamanhos inaceitáveis como as de quatro e até oito garrafas que vemos à venda em tantos lugares. Faça as contas baseado em seu consumo e volume de compra. Pense um pouco além de suas necessidades imediatas, projetando-se para um futuro próximo:

(Compra mensal - consumo mensal) x 12 meses Por exemplo: Se você consome duas garrafas por semana e compra 12 por mês, ao final de um ano deve ter capacidade para armazenar 48 garrafas. Nesse ritmo, ao final de dois anos esteja preparado para ter quase 100 garrafas em sua coleção.

A única boa razão para comprar uma adega climatizada de baixa capacidade (quatro ou oito garrafas) é querer guardar uma pequena quantidade de bons vinhos em seu escritório para comemorar aquele contrato especial ou receber bons clientes. Fora isso, opte por tamanhos acima de 20 garrafas sob o risco de passar a colecionar adegas ao invés de vinhos.

Se você estiver iniciando, pode começar acima de 24 garrafas, mas, se possível, foque nos tamanhos de 50, 100, 150 e 200 garrafas, e prepare-se, pois, ao colocar uma adega em casa, você certamente começará a comprar mais vinhos.

No início tendemos a pensar de modo conservador e comprar adegas pequenas. Faça os cálculos e busque uma que se adeque às suas necessidades futuras

Quais vinhos merecem uma adega climatizada

Por definição, todos os vinhos devem ser guardados em local fresco e longe da luz, mas tenha em mente que nem todos são vinhos de guarda ou melhoram com o tempo. Esta última informação é especialmente importante caso você ainda não tenha adega climatizada ou ela tenha chegado ao limite de sua capacidade e você tenha que escolher que vinhos ficarão protegidos até sua decisão por uma nova.

Decoração

Para os amantes do vinho, isso sempre foi uma verdade, o vinho e seus acessórios projetam a personalidade de seu dono quando integrados à decoração da casa, mas, hoje, todos reconhecem a aura de refinamento, estilo e cultura que o tema vinho agrega aos mais diversos ambientes. Você vai encontrar modelos clássicos em cor preta ou aço escovado, mas pode inovar com modelos coloridos com visuais modernos ou retrô. Para quem quer inovar com tradição, algumas adegas são revestidas com caixas de madeira de grandes vinhos. O único cuidado é aliar a beleza ao aspecto funcional.

Comentários

Postagens Relacionadas

Qual a importância da safra?

Inserido em 24/04/2019

O homem não demorou a perceber que, a cada ano, tinha diante de si um vinho (mesmo que minimamente) diferente ainda que as uvas colhi...

Leia mais

Beber moderamente diminui risco de ser hospitalizado

Inserido em 16/02/2019

Pesquisadores da Universidade de Harvard, do Instituto Neurológico Mediterrâneo da Itália e da Universidade de Molise in...

Leia mais

Qual a relação entre a cavidade do fundo da garrafa e a qualidade do vinho?

Inserido em 11/02/2019

“Sempre ouvi dizer que quanto mais pronunciada a cavidade no fundo da garrafa, melhor a qualidade do vinho. Isso é verdade?&r...

Leia mais