Blog Vinhos Mendoza - Qual a diferença entre frisante e espumante?

Inserido em 02/10/2019

A legislação brasileira classifica os vinhos espumantes em cinco categorias

           A quantidade de "borbulhas" determina se um vinho é espumante ou frisante

Frisante e espumante diferenciam-se basicamente pela quantidade de pressão interna na garrafa. Segundo a legislação brasileira, os frisantes contêm “anidrido carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20ºC”. Já os espumantes precisam ter “uma pressão mínima de 4 atmosferas a 20ºC”. Ou seja, a diferença não está no método de produção, mas “na quantidade de borbulhas”.

No caso dos frisantes, o gás carbônico, responsável pelas borbulhas, pode ser natural ou adicionado. No caso específico do Lambrusco – (os regulados pelo Consorzio Tutela del Lambrusco di Modena) –, as borbulhas obrigatoriamente têm que vir de uma segunda fermentação natural.

Quando visitamos a região de Modena, algumas vinícolas começavam a utilizar o método tradicional em um ou outro rótulo de gama mais alta, buscando obter novas características, como maior longevidade, para seus produtos. Ainda assim, não se referem a eles como espumantes. Confira a legislação que regula os diferentes vinhos espumantes no Brasil:

Vinho Frisante - É o vinho com graduação alcoólica de 7 a 14% em volume, com conteúdo de anidrido carbônico de 1,1 até 2 atmosferas de pressão a 20ºC, natural ou gaseificado.

Vinho Gaseificado - É o vinho resultante da introdução de anidrido carbônico puro por qualquer processo, devendo apresentar uma graduação alcoólica de 7 a 14% em volume e uma pressão compreendida entre 2,1 e 3,9 atmosferas a 20ºC.

Vinhos Espumantes Naturais - São os vinhos nos quais o anidrido carbônico é resultante da fermentação em recipientes fechados e com pressão mínima de 4 atmosferas a 20ºC.

Espumante ou Espumoso Natural (Champanha) - É o vinho espumante no qual o anidrido carbônico é resultante de uma segunda fermentação alcoólica do vinho na garrafa (método champenoise/tradicional) ou em grandes recipientes (método Charmat) com uma pressão mínima de 4 atmosferas a 20ºC e uma graduação alcoólica de 10 a 13% em volume a 20ºC.

Moscato Espumante ou Moscatel Espumante - É o vinho espumante no qual o anidrido carbônico é resultante da fermentação em recipiente fechado do mosto ou mosto conservado de uva Moscatel ou Moscato, com uma pressão mínima de 4 atmosferas a 20ºC com graduação alcoólica de 7 a 10% em volume e um remanescente mínimo de açúcar natural de 20 gramas por litro.

Comentários

Postagens Relacionadas

Como o Champagne e Franciacorta nasceram de erros na produção da bebida

Inserido em 28/02/2020

Apesar do famoso mito de Dom Pérignon que, ao provar seu vinho, espantado, teria dito: “Estou beb...

Leia mais

Frutas vermelhas, pimentão, chocolate, café, grafite: de onde vêm os aromas do vinho?

Inserido em 29/01/2020

Quando tentamos descrever os aromas de um vinho, recorremos à nossa memória olfativa. Chocolate, café, maç&atild...

Leia mais

108 anos com Champagne e chocolate

Inserido em 21/01/2020

Segundo Dorothy Flowers, uma moradora de 108 anos em Yorkshire, na Inglaterra, o segredo para sua longevidade está no ...

Leia mais