Blog Vinhos Mendoza - Qual é a função de um decanter?

Inserido em 30/09/2019

Antes utilizado apenas para servir, o decanter foi se sofisticando e ganhou outras funções

              O decanter é um dos acessórios mais utilizados por apreciadores de vinho.

É muito comum vermos decanteres e mais decanteres nas prateleiras das lojas, cada um mais bonito que o outro, cheios de curvas e nuances. Mas afinal, para que serve um decanter? Basicamente, decantar significa livrar de impurezas, ou seja, separar os sedimentos do vinho para que a bebida seja mais bem apreciada. Mas essa não é sua única função. Atualmente ele também serve para aerar o vinho e potencializar seus aromas.

No passado

Muito tempo atrás, antes mesmo do Império Romano, o decanter era usado, basicamente, para servir o vinho. Como ainda não existiam garrafas para armazenar a bebida, ela era despejada em grandes barris e, quando fosse a hora de servi-la, era então colocada em decanteres (de barro) para facilitar o manejo. Ainda hoje ele é usado para servir, mas não só para isso.

Por um longo período, a produção de vinhos não filtrados ou clarificados era muito comum e, por isso, formavamse sedimentos nas garrafas, especialmente após uns anos de guarda. Para separar as partes sólidas do líquido era preciso decantar o vinho. Vale ressaltar que esses resíduos são inofensivos à saúde.

Aerador

Porém, hoje em dia, é difícil encontrar algum vinho que não tenha passado por algum processo de clareamento ou filtragem, então, mais uma vez, o papel do decanter se transformou. Sem sedimentos para serem separados, esta espécie de garrafa – feita em vidro ou cristal – passou a ser usada para aerar o vinho, ou seja, deixá-lo respirar.

Como sabemos, o vinho, dentro da garrafa, quase não tem contato com o ar (a rolha permite trocas mínimas). Sendo assim, quando todo o líquido for transvasado para o decanter, o contato com o ar vai abrir os aromas e sabores e dar mais vida aos vinhos jovens e potentes. Basicamente, o que o decanter faz é acelerar o processo de oxidação. Durante algum tempo em contato com o oxigênio do ar, os aromas do vinhos costumam ganhar vida.

Comentários

Postagens Relacionadas

Como o Champagne e Franciacorta nasceram de erros na produção da bebida

Inserido em 28/02/2020

Apesar do famoso mito de Dom Pérignon que, ao provar seu vinho, espantado, teria dito: “Estou beb...

Leia mais

Frutas vermelhas, pimentão, chocolate, café, grafite: de onde vêm os aromas do vinho?

Inserido em 29/01/2020

Quando tentamos descrever os aromas de um vinho, recorremos à nossa memória olfativa. Chocolate, café, maç&atild...

Leia mais

108 anos com Champagne e chocolate

Inserido em 21/01/2020

Segundo Dorothy Flowers, uma moradora de 108 anos em Yorkshire, na Inglaterra, o segredo para sua longevidade está no ...

Leia mais