Blog Vinhos Mendoza - Harmonização com vinho verde

Inserido em 23/02/2019

Três pratos para harmonizar com vinho verde

Vinhos Verdes costumam ser sinônimo de verão. Não há como negar que os rótulos dessa clássica denominação de origem portuguesa prontamente rementem ao frescor. Mas, além disso, também à saborosa acidez que, como é notório, é capaz de limpar o paladar e abrir ótimas oportunidades de harmonização.

Na maioria das vezes, pensamos nos Vinhos Verdes como vinhos de consumo franco, para beber sem pensar, para refrescar e, muitas vezes, esquecemo-nos de que essas suas características intrínsecas de acidez também os tornam ecléticos à mesa.

Pensando nisso,  pedimos à sommelière do restaurante ‘A Mano, de Brasília, Ana Clara Carvalho, que sugerisse opções de harmonização para Vinhos Verdes. Confira.

OPÇÕES CERTEIRAS

SALADA CAPRESE

Pode-se montar uma cama de folhas baby com massa filo crocante, creme de burrata e tomate italiano confitado, por exemplo. Um bom Vinho Verde para acompanhar pode ser um blend tradicional (com Trajadura, Loureiro, Arinto e Azal, por exemplo); extremamente aromático, assim como a salada. O frescor desse corte de uvas combina com a cremosidade da burrata, que pede acidez.

RAVIÓLI DI BRIE AL TARTUFO

Uma massa fresca recheada de queijo Brie e mel trufado com manteiga e trufas negras. Aqui, novamente vamos optar por um blend (Alvarinho e Trajadura, por exemplo), com notas bem aromáticas. Como se trata de um prato forte, necessita-se de uma bebida com a mesma potência aromática. Para completar, o dulçor do vinho completa o queijo e o mel.

ESPAGUETE À CARBONARA

Um clássico da cozinha italiana, o espaguete pode ser feito com creme de parmesão, gema de ovo caipira e guanciale, por exemplo (essa é uma variação). Para acompanhar, optaria por um Vinho Verde de Alvarinho, com notas minerais e de frutas tropicais, que se apresente de forma mais elegante, e com comportamento mais seco. Como a gema no Carbonara cobre a boca com seu sabor característico, pede-se um vinho que tenha a capacidade de limpar o paladar.

CARPACCIO DE CAMARÃO

Lâminas de camarão com lulas a provençal e vinagrete podem harmonizar com um Vinho Verde de uva Loureiro, por exemplo. O sabor delicado dos frutos do mar pede aromas e notas também sutis.

RISOTO DE FUNGHI

Outro clássico italiano, feito com arroz e funghi porcini (e creme de grana padano, por exemplo). Uma dica de acompanhamento seria um Vinho Verde feito com a uva Avesso. Seco, o vinho apresenta a intensidade e a estrutura de sabor necessárias para valorizar um prato tão aromático e forte.

POLVO

Experimente tentáculos de polvo em crosta de manjericão com purê de cenoura. A carne do polvo e o purê pedem vinhos com um pouco de estrutura, então uma sugestão é buscar blends mais encorpados, mas que mantenham a leveza e a cremosidade.

Comentários

Postagens Relacionadas

Dicas de harmonização com Chablis

Inserido em 04/11/2019

"Cada estilo de Chablis tem uma harmonização perfeita" Chablis certamente é uma das mais famosas regi&otil...

Leia mais

Dicas de harmonização com Chablis

Inserido em 14/10/2019

     Cada estilo de Chablis tem uma harmonização perfeita Chablis certamente é uma das mais famosas r...

Leia mais

6 dicas de harmonizações infalíveis com vinhos clássicos

Inserido em 10/10/2019

As comidas melhor harmonizam com alguns rótulos célebres Nem sempre a combinação entre vinho e comida é...

Leia mais