Blog Vinhos Mendoza - Vinho e sexo fora do menu dos Milênios

Inserido em 22/01/2020

Produtores de vinho estão sendo encorajados a tentar seduzir a geração mais jovem para evitar um futuro sombrio.

 

Assim como a indústria do vinho está descobrindo que muitos Milênios acham o vinho chato, novas plantações de videiras estão gradualmente transformando a Califórnia de 32 sabores em um estado de chocolate, baunilha ou morango.

A apresentação da State of the Industry na anual Unified Wine & Grape Symposium, em Sacramento, nos Estados Unidos, não foi tão sombria quanto a visão de futuro do Silicon Valley Bank.

Mas os números para o futuro imediato não são promissores para a indústria - embora possam ser para os bebedores de vinho. Essa é a boa notícia: os preços não estão subindo.

Por que não? O vinho pode ter que recapturar a imagem de ´cool` para não ser a bebida do seu pai. Como disse Glenn Proctor, da corretora de vinhos da Ciatta Company: "Não sei se outro vinho em uma garrafa de 750ml, com um rótulo bonito, vai envolver os Milênios."

Aqui está uma cortesia da empresa de pesquisa Nielsen. O Rosé, nós sabemos, está tão na moda quanto um vinho pode estar. As vendas do Rosé continuam a crescer mais rapidamente do que qualquer categoria de vinho nos EUA (assim como na França). O vinho rosé é tão popular que é um fenômeno cultural. Agora vem o tapa na cara.

O Hard Seltzer - água com gás com adição de álcool - atualmente vende tanto nos EUA quanto o vinho rosé, disse Danny Brager, vice-presidente de serviços ao cliente da Nielsen. E o Hard Seltzer nem existia seis anos atrás! Mas o Hard Seltzer atrai os Milênios, especialmente aqueles que o percebem como de alguma forma mais saudável, e talvez mais interessante, do que o álcool "tradicional". E você não precisa de uvas de vinho para fazer Hard Seltzer; qualquer álcool industrial o fará.

A Califórnia aparentemente teve sua maior safra de uvas para vinho na história em 2018. As projeções são para que a safra seja ainda maior nos próximos anos. Mas da safra de 2018, uma porcentagem muito maior do que nos últimos anos permanece não vendida: especialmente a Cabernet Sauvignon. No passado, o vinho a granel não vendido era principalmente proveniente do quente Vale de São Joaquim, mas atualmente a Costa Central tem o maior problema de estoque. Até mesmo os condados de Napa e Sonoma têm mais vinho agora do que podem vender.

Esse acúmulo de uvas não vendidas reduz os preços que os produtores podem cobrar. Um apresentador mostrou um vídeo de um vinhedo da Costa Central de uma colheitadeira mecânica pulverizando uvas no chão. As uvas não podiam ser vendidas e o dono da vinha decidiu que seria melhor como fertilizante.

Do ponto de vista do consumidor de vinho, um grande ano para as uvas de vinho em todo o mundo em 2018 impedirá que as vinícolas possam aumentar os preços. Além disso, mesmo após uma safra global historicamente pequena em 2017 devido a eventos climáticos na Europa, a produção de vinho ainda está superando o consumo de vinho.

"O mundo gradualmente se transformou em um excedente global de uvas", disse o economista do vinho Mike Veseth.

A Califórnia ainda domina o mercado norte-americano, responsável por cerca de 60% de todos os vinhos vendidos no país. Enquanto isso, das novas plantações na Califórnia, a esmagadora maioria são das três grandes variedades.

"Dois terços de todos os acres do litoral, até 2021, serão Chardonnay, Cabernet ou Pinot", disse Jeff Bitter, presidente da Allied Grape Growers. "Eles são o chocolate, morango e baunilha da indústria do vinho. Aqui estão eles."

Isso é um problema? Vários palestrantes falaram sobre como as vinícolas deveriam trabalhar mais para atrair os Milênios, que não estão tão interessados em vinhos quanto os consumidores mais velhos.

Para alcançar os Milênios, "estamos tentando comercializar fora do chocolate, da baunilha e do morango dos vinhos varietais", disse Marissa Lange, presidente da LangeTwins Family Winery. "Estamos tentando mostrar algumas das variedades exóticas e interessantes que crescem bem em nossa área."

Mas Veseth disse após o simpósio que ele não tinha certeza se as diferentes variedades de uvas eram a resposta. Rob McMillan, do Silicon Valley Bank, que esteve na platéia, afirmou o mesmo.

"É o marketing do vinho que precisa evoluir", defende McMillan. "Nós continuamos perseguindo booms. Lembre-se do boom do Moscato? Durou o que, três anos? As pessoas gastam muito tempo perseguindo o próximo varietal quente. Eu não vejo a parte de baunilha, chocolate e morango como um problema."

De fato, Veseth disse ao público de mais de 1400 profissionais da indústria do vinho que eles não deveriam se surpreender. Os Milênios não estão entusiasmados com o vinho porque eles não estão interessados em sexo.

"O que é melhor do que sexo? Está lá o tempo todo. Está perto de você agora mesmo. É o seu smartphone", disse Veseth. "Alguns estudos mostraram que os Milênios estão menos interessados em vinho, bebidas alcoólicas e cerveja - mas também sexo. As taxas de nascimento estão em seu nível mais baixo. Isto é uma apresentação sobre melancolia e destruição? Não, é sobre sexo."

Também foi sobre dinheiro. A faixa de preço que faz bem para o vinho nos EUA é de 15 a 25 dólares. Vinhos abaixo de 11 dólares continuam a cair nas vendas, enquanto o crescimento diminuiu para vinhos acima de 25 dólares. O comércio eletrônico é diferente: o preço médio do vinho encomendado on-line é de 40 dólares.

Segundo a Nielsen, algumas das maiores empresas de vinhos estão lutando mais. As vendas da maior vinícola do mundo, E. & J. Gallo Winery, caíram 4,2% em volume no ano passado. Bronco, fabricantes de Charles Shaw, caiu 9 por cento. As vendas da Constellation caíram 1,7 por cento.

Veseth apontou que a Constellation, a terceira maior empresa de vinhos dos EUA, tem apostado em outros negócios, investindo pesadamente em cerveja e maconha. O Wall Street Journal recentemente chamou a Constellation de "empresa cervejaria" em uma referência casual.

"Eu olho bem de perto o que a Constellation faz", conta Veseth. "Eles fazem uma boa pesquisa. Eles sabem de coisas e estão agindo sobre isso.”

Uma série de relatórios negativos sobre álcool e saúde, sem a cobertura correspondente dos benefícios positivos para a saúde do álcool, está tendo um impacto no mercado. Brager mostrou uma pesquisa recente que diz que quase 50% dos consumidores regulares de vinho estão tentando beber menos - e quase dois terços das pessoas entre 21 e 34 anos estão tentando beber menos. Brager diz que é por isso que o mercado de bebidas não-alcoólicas é 7 bilhões de dólares maior do que há apenas quatro anos.

"Estamos em uma guerra por participação no mercado", destaca Brager. "Estamos em uma guerra para conquistar os corações, as mentes e os bolsos do consumidor".

Para a Califórnia, é uma guerra que pode ser vencida com três sabores.


Fonte: Wine-Searcher

Comentários

Postagens Relacionadas

Vinhos da Campanha Gaúcha ganham Indicação de Procedência

Inserido em 20/06/2020

Você já tomou vinhos da Campanha Gaúcha? Se não tomou, é hora de tomar. Além de ser uma s...

Leia mais

Como as mudanças climáticas estão afetando o vinho fino

Inserido em 04/03/2020

Muitos produtores de vinho certamente estão - porque não têm escolha. Os níveis médios de temperatura est&...

Leia mais

Vítima do coronavírus: vinho chileno sofre com redução de compras da China

Inserido em 11/02/2020

Vinho: cerca de 1,4 mil contêineres com alimentos e vinho chilenos aguardam o desembarque nos portos da China (Pixabay/Reprodu&...

Leia mais