Blog Vinhos Mendoza - Ouça a sinfonia inspirada em um terroir

Inserido em 10/12/2018

Projeto da Quinta da Gricha cria música para homenagear um terroir especial

Onde os músicos buscam inspiração? As fontes são muitas e uma taça de vinho certamente pode potencializar um momento criativo. Mas poderia um terroir capaz de criar vinhos singulares servir de tema inspirador para uma sinfonia?

Pois um dos mais famosos produtores do Douro apresentou a Gricha Symphony, um projeto artístico que junta a música ao vinho ao prestar homenagem à harmonia do terroir e dos vinhos da Quinta da Gricha. A composição da sinfonia foi inspirada no desenho das vinhas. Os arames foram vistos como uma pauta e os rebentos das videiras nos arames foram as notas musicais que deram origem à música. Para “traduzir” isso em música, a Churchill’s, dona da quinta, contou com a compositora Marina Pikoul, autora da sinfonia. De origem russa, ela interpretou a disposição dos cachos de uvas como se fosse uma pauta. O resultado é uma composição alegre, executada por 14 músicos.

“A Quinta da Gricha foi comprada pela Churchill’s em 1999. Desde então, e até hoje nas provas que fazemos desses vinhos, houve um adjetivo que sempre sobressaiu: harmonia. Uma harmonia que tem a essência no frescor e pureza das uvas”, afirma Maria Emília Campos, Co-CEO da Churchill’s Port Wines. 

Comentários

Postagens Relacionadas

Cohiba agora é vinho

Inserido em 17/10/2019

Produzida pela estatal cubana Habanos SA, a Cohiba provavelmente é a marca de charutos mais conhecida do mundo. Provavelmente o produ...

Leia mais

Marc Almert é eleito o melhor sommelier do mundo

Inserido em 31/05/2019

O alemão Marc Almert, de 27 anos, se tornou o 16º vencedor da principal competição de sommeliers do mundo (o event...

Leia mais

Douro Kids: a nova geração dos Douro Boys

Inserido em 22/01/2019

João e Francisca têm a mesma idade, com diferença de um mês. E se conhecem praticamente desde que nasceram. Os pai...

Leia mais