Blog Vinhos Mendoza - Quais são as vinhas mais velhas do mundo?

Inserido em 25/06/2019

Estima-se que a vinha mais velha do mundo tenha mais de 400 anos

Datar vinhas não é muito simples, portanto, duas disputam o título de mais antigas do mundo. A primeira fica em Maribor, na Eslovênia. Estima-se que a “stara trta” (vinha velha em esloveno) tenha mais de 400 anos. Ela produz entre 35 e 55 quilos da variedade Žametovka ao ano, que são vinificados para produzir pequenas garrafas dadas de presente para celebridades que visitam a cidade.

A segunda fica na região do Tirol, na Itália. Os proprietários do secular Castel Katzenzungen dizem possuir a vinha mais antiga do planeta, chamada de Versoaln. Eles acreditam que ela tem mais de 600 anos de existência, apesar de um estudo ter calculado a idade em 350 anos. Assim como a videira eslovena, ela produz pouco, cerca de 500 garrafas numeradas.

CLASSIFICAÇÃO DAS VINHAS VELHAS NA AUSTRÁLIA

A média de idade das vinhas na Austrália no começo do século XXI era de menos de 10 anos. Contudo, a região de Barossa possui algumas das mais antigas vinhas do Novo Mundo. Cientes de que possuíam um tesouro, os produtores se organizaram para preservar seus vinhedos, com alguns dos mais antigos datando de 1843. Em 2009, liderados por Robert HillSmith, da vinícola Yalumba, eles criaram uma classifi cação em quatro categorias de idade: Old (Velhas – com pelo menos 35 anos); Survivors (Sobreviventes – com, no mínimo, 70 anos); Centenarians (Centenárias – mais de 100 anos) e Ancestors (Ancestrais – mais de 125 anos).

Comentários

Postagens Relacionadas

Gianfranco Soldera, a trajetória de sucesso do produtor do Brunello Di Montalcino

Inserido em 10/02/2020

A morte de Gianfranco Soldera, de um ataque cardíaco enquanto dirigia perto de seus vinhedos na Toscana, em fevereiro deste ano ...

Leia mais

O que é vinho de talha?

Inserido em 11/11/2019

Vinhos de talha são produzidos em Portugal desde o Império Romano. Receita “clássica” foi descrita em 1876 ...

Leia mais

Qual a história do primeiro vinho a ser produzido no Brasil?

Inserido em 29/10/2019

 O primeiro vinho brasileiro surgiu no século XVI O primeiro vinho produzido no Brasil foi em torno de 1550, pois foi em 1554...

Leia mais