Blog Vinhos Mendoza - 10 acessórios que todo amante de vinho deve ter

Inserido em 12/08/2019

Selecionamos ferramentas essenciais para o enófilo ter em casa

Além de boas garrafas de vinhos, o enófilo de carterinha também deve ter em casa alguns itens obrigatórios

Ser amante de vinhos é reparar nos pequenos detalhes. Detalhes de cor, aroma ou sabor que fazem toda a diferença na hora da apreciação. Mas para que não haja frustrações na hora de degustar um vinho, é preciso ir além e perceber também o que permeia esse momento.

Logo que abre primeira garrafa de vinho, ou até mesmo antes disso, você já deve ter reparado que, para degustar essa bebida tão distinta, é preciso ter alguns itens para ajudar nas mais variadas funções. Por exemplo: não dá apreciar um vinho da maneira correta bebendo em um copo comum. É preciso uma taça que enalteça suas qualidades. Da mesma forma, será praticamente impossível abrir um rótulo sem usar um saca-rolhas. E mesmo que tenha um saca-rolhas e uma taça adequada, de nada adiantará se você não tiver o cuidado de armazenar a garrafa num local adequado, longe dos raios do sol e na temperatura adequada.

Sendo assim, por que não tomar alguns cuidados básicos? Ter acessórios essenciais em casa é fácil e, acredite, vai ajudar muito na hora de degustar aquele rótulo que você tanto esperou. Assim, selecionamos 10 itens que devem ser vistos como os melhores amigos do enófilo.

1 - Decanter

É uma jarra bojuda em que o vinho descansa por algum tempo (o tempo depende do tipo de vinho), seja para arejá-lo, abrindo o buquê daqueles com aromas mais fechados, seja para ajudar a separar os sedimentos, no caso de rótulos mais antigos.

2 - Adega climatizada

Antes de tudo, é preciso cuidar bem dos seus vinhos. Isso quer dizer que eles devem ficar longe dos raios solares e numa temperatura ideal constante. O jeito mais seguro de preservar seu vinho é tendo uma adega climatizada, especialmente se você já tem certa regularidade de consumo e compra novos rótulos todo o mês. Há uma infinidade de modelos, das mais variadas capacidades.

3 - Termôtreto

Não quer ter dúvidas de que seu vinho está sendo servido na temperatura certa? Então o melhor a fazer é ter um termômetro em mãos. Existem aqueles que medem a temperatura direto do líquido e outros que são envolvidos na garrafa.

4 - Tampa para espumante

Para manter a pressão e todas as características dos espumantes depois de abertos, use uma tampa para espumantes. É ela que substituirá a rolha.

5 - Malas

Como geralmente são acolchoadas, as malas e maletas de vinho são a melhor opção para o transporte de garrafas, pois evitam que haja o choque e, consequentemente, que elas se quebrem. Estão disponíveis em tamanhos que vão desde as unitárias, para levar a alguma reunião ou restaurante, até aquelas com capacidade para 18 vinhos ou mais, no caso de uma viagem ou uma grande degustação.

6 - Vacuvin

É considerada a melhor forma de manter um vinho, depois de aberto, bom por mais tempo. Ele tira da garrafa todo o ar que entrou e armazena o líquido que restou com um mínimo de prejuízo. Se você não costuma beber uma garrafa inteira num só dia, esse é um dos acessórios mais importantes, pois ele vai manter a bebida ideal para ser consumida por mais alguns dias.

7 - Taças

Já é sabido que a taça errada pode alterar – e muito – o sabor do vinho. Para se ter em casa, o mais indicado é ter um jogo de taças flüte, para espumantes, e outro das taças tipo Bordeaux, que têm haste longa e bojo de base larga e final alongado, que serve bem os diversos tipos de vinho (excluindo-se os espumantes). Em degustações, a taça usada é a chamada ISO (International Standards Organization), que é uma espécie de curinga, pequena e cristalina.

8 - Saca-rolhas

Se você não quer ter susto na hora de abrir um vinho, deve usar um saca-rolhas. Existem os mais simples, mas, se possível, sempre opte pelos de duas fases (como o da foto), com dois pontos de apoio, em níveis diferentes, que facilitam o manuseio – são chamados saca-rolhas de Sommelier e os mais indicados para quem está começando. Além deles, há os saca-rolhas elétricos, que fazem o trabalho por você, e os estilo pinça, inseridos pelas laterais da rolha, no caso de elas estarem quebradiças.

9 - Cooler, manta térmica e balde

Cada tipo de vinho precisa ser servido numa temperatura correta. Então, é sempre bom ter um cooler em casa. Ele resfria a bebida mais rapidamente e, no caso dos digitais, chegam na temperatura exata. Se quiser ser mais simples, o balde de gelo também serve. Encha-o de gelo e coloque um pouco de água também. Já para manter a temperatura ideal da garrafa por mais tempo, use uma manta térmica.

10 - Corta-gotas e salva-gotas

Essa dupla dinâmica tem papel essencial na hora de servir o vinho. O corta-gotas, além de servir a bebida com mais delicadeza, evita que o vinho respingue ou escorra depois de servido. Já o salva-gotas, uma espécie de colar colocado na garrafa, impede que o líquido do gargalo escorra pela garrafa, danificando o rótulo e manchando a toalha.

Comentários

Postagens Relacionadas

Usar um bom vinho na receita melhora o sabor da comida?

Inserido em 06/02/2020

Sendo assim, despejar um vinho ruim em um risoto definitivamente não é uma boa pedida, pois, além de nã...

Leia mais

A temperatura correta no decanter

Inserido em 30/10/2019

     Alguns decanteres atualmente possuem espaço para inserir gelo e manter a temperatura de serviço Separam...

Leia mais

Onde guardar o vinho?

Inserido em 15/10/2019

   O vinho deve ficar em um local que a temperatura não oscile muito Definitivamente, manter seus vinhos em uma adega cl...

Leia mais