Blog Vinhos Mendoza - Posso beber vinho com sedimento?

Inserido em 29/10/2019

Como consumir o vinho que apresenta a característica

     Vinhos com muito tempo de guarda podem apresentar sedimentos

Se você tem uma adega em casa e costuma guardar vinhos por algum tempo antes de beber, provavelmente já deve ter se deparado com alguns sedimentos no vinho. É comum garrafas com certa idade apresentarem um acúmulo de pequenas partículas no fundo ou na lateral do vidro.

Esses sedimentos nada mais são que pigmentos de cor, taninos e outros elementos que resultam da fermentação das uvas tintas, que, com o tempo, precipitam-se e acabam se acumulando no líquido.E, apesar de nem sempre terem um sabor agradável (às vezes podem ter um tom amargo), eles não apresentam qualquer risco à saúde de quem ingere a bebida, ou seja, não significa que está estragada.

Esse acúmulo é perfeitamente normal e pode ocorrer em alguns dos mais célebres vinhos do mundo. Mas, caso você queira evitar ingerir esses sedimentos, uma opção é decantar. Antes de consumir, deixe a garrafa em pé durante algum tempo para que os sedimentos se depositem no fundo, pegue um decanter e, contra a luz, despeje o líquido lentamente evitando que as partículas caiam dentro do decanter.Há também quem opte por usar um filtro.

É provável que você encontre mais desses sedimentos em vinhos mais antigos, não só devido ao tempo que eles passam em adega, mas também pelo processo de filtração ter se desenvolvido nos últimos anos, fazendo com que os vinhos formem menos sedimentos atualmente. Ainda assim, hoje não é incomum encontrarmos diversos rótulos ditos “não filtrados” (unfiltered, em inglês). Nesses vinhos, os sedimentos têm papel fundamental, fazendo parte da formação de aromas e sabores.

BRANCOS COM SEDIMENTOS?

Às vezes, pode-se encontrar resíduos em vinhos brancos e espumantes também. No entanto, esses “sedimentos”, na verdade, costumam ser cristais de tartarato, que podem se formar com o tempo. Eles são resultado da cristalização do ácido tartárico, comum nos vinhos, devido às baixas temperaturas. Mas, assim como os sedimentos do vinho tinto, eles também são inofensivos.

Comentários

Postagens Relacionadas

Pinot Noir e seus vinhos leves e elegantes

Inserido em 08/09/2020

Quando falamos em vinhos tintos, é comum que se pense em bebidas intensas e de coloração escura, com paladar tâni...

Leia mais

10 rótulos de Moscatéis Espumantes produzidos no Brasil

Inserido em 01/11/2019

    O estilo Moscatel Espumante está sempre entre os mais consistentes do Brasil, ano após ano A frase “par...

Leia mais

Por que usar carvalho na produção de vinho?

Inserido em 25/10/2019

O envelhecimento em madeira implica diretamente na expressão do vinho À luz dos mais recentes conhecimentos adquiridos em e...

Leia mais