Blog Vinhos Mendoza - Como é feita a pisa de uvas para vinho?

Inserido em 02/10/2019

Apesar de antigo, o método de esmagar uvas ainda é usado na produção de vinhos

Durante o processo, os pisadores formam uma linha e avançam lentamente pelo lagar, pisando de modo sincronizado por aproximadamente duas horas

As uvas costumam ser pisadas em tanques de granito, conhecidos como lagares. A primeira fase é conhecida como “corte”, que consiste em esmagar as uvas para separar o suco de suas peles. Nesta fase, os pisadores (dois para cada 750 quilos de uva) costumam formar uma linha, ombro a ombro, e avançar lentamente pelo lagar, pisando de maneira ritmada, por cerca de duas horas, para garantir o esmagamento das uvas.

Terminada essa etapa, passa-se para a fase da “liberdade”, que dura cerca de três horas. Nela, os pisadores passam a se mover de forma livre ao redor do lagar, assegurando que as peles de uva sejam mantidas submersas sob a superfície do vinho. Se a fase do corte tende a ser realizada em silêncio, exceto por uma marcação de tempo, a da liberdade normalmente é feita com alguma música típica da época da vindima. Nos produtores de Porto mais tradicionais, essa fase é acompanhada por um tocador de acordeão, mas atualmente é mais fácil encontrar aparelhos de som.

Esse trabalho pode ser repetido no dia seguinte, com três horas de pisa e duas de descanso. Após algumas horas, a fermentação tem início e o calor e o álcool produzidos começam a libertar cor, taninos e aromas das peles. A pisa a pé também pode ser complementada pelos “macacos”, êmbolos de madeira utilizados para empurrar as peles para baixo da superfície do mosto. Enfim, a pisa a pé é um processo lento, dispendioso, minucioso, que definitivamente deixa sua marca no vinho.

Comentários

Postagens Relacionadas

Pinot Noir e seus vinhos leves e elegantes

Inserido em 08/09/2020

Quando falamos em vinhos tintos, é comum que se pense em bebidas intensas e de coloração escura, com paladar tâni...

Leia mais

10 rótulos de Moscatéis Espumantes produzidos no Brasil

Inserido em 01/11/2019

    O estilo Moscatel Espumante está sempre entre os mais consistentes do Brasil, ano após ano A frase “par...

Leia mais

Posso beber vinho com sedimento?

Inserido em 29/10/2019

     Vinhos com muito tempo de guarda podem apresentar sedimentos Se você tem uma adega em casa e costuma guardar vi...

Leia mais