Blog Vinhos Mendoza - Como saber se um Vinho é Redondo e Equilibrado?

Inserido em 10/12/2018

Qualquer enófilo, seja iniciante ou iniciado, tenha muita ou nenhuma prática em degustação de vinhos, usa comumente a expressão “vinho redondo” e “vinho equilibrado” para definir e classificar os vinhos que provam.

E muitas vezes essas expressões são inclusive utilizadas  como se fossem sinônimas e quisessem dizer a mesma coisa, e muito embora isso seja verdade, geralmente um vinho redondo é um vinho equilibrado, bem, os conceitos de uma e de outra expressão são distintos.

Mas o que é, então, um “vinho redondo” e um “vinho equilibrado”?

Vamos lá:

A expressão “vinho redondo” cabe quando provamos um vinho e achamos que todos os seus elementos (visual, olfativo e gustativo) estão praticamente na mesma escala (de 01 a 05) ou no mesmo nível (baixo, médio-, médio, médio+ e alto), conforme o critério de análise.

Já a expressão “vinho equilibrado” leva em consideração exatamente o equilíbrio de alguns elementos do vinho como em uma balança, tendo de um lado a fruta e a doçura, e de outro lado a acidez e os taninos para contrabalancear. Assim, o vinho mais doce deve ser equilibrado pela acidez alta, e o nível alto de fruta do vinho pode e deve ser equilibrado pela presença de mais taninos.

Portanto, sempre ao mencionar que um vinho é equilibrado, lembre-se de informar exatamente qual elemento de um lado da balança está equilibrado com qual elemento do outro lado da balança, ou a sua informação estará incompleta!

Agora é só ir praticando, ir observando os vinhos que for degustar, e logo logo você já vai conseguir distinguir um vinho de baixa qualidade de um vinho de alta qualidade, independentemente do seu gosto pessoal, de gostar ou não gostar do tipo ou do estilo de vinho que está sendo analisado.

Comentários

Postagens Relacionadas

Pinot Noir e seus vinhos leves e elegantes

Inserido em 08/09/2020

Quando falamos em vinhos tintos, é comum que se pense em bebidas intensas e de coloração escura, com paladar tâni...

Leia mais

10 rótulos de Moscatéis Espumantes produzidos no Brasil

Inserido em 01/11/2019

    O estilo Moscatel Espumante está sempre entre os mais consistentes do Brasil, ano após ano A frase “par...

Leia mais

Posso beber vinho com sedimento?

Inserido em 29/10/2019

     Vinhos com muito tempo de guarda podem apresentar sedimentos Se você tem uma adega em casa e costuma guardar vi...

Leia mais